O significado de Tai Chi

 Há muita confusão em torno do que é Tai Chi, e o que é Tai Chi Chuan. 


O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa de orientação taoísta, Chuan significa punho."Tai Chi" significa, “seguir o fluxo da natureza”, “equilíbrio universal”, “estado supremo", tem a conotação filosófica de elevação, purificação.


O diagrama do Tai Chi é mais conhecido no ocidente como o símbolo do yin-yang. 


Segundo especialista tudo que fazemos pode ser Tai Chi, pois Tai Chi é  um termo chinês para algo que se expressa, de forma superior, elevada, em diferentes formas de disciplina.  


Saber fazer algo com naturalidade, sem esforço é Tai Chi, pois fazer desta forma é o auge da compreensão daquilo que fazemos. 


Se estivermos conscientes, prestando atenção naquilo que estamos fazendo e abertos para mudanças, mudanças internas que refletirão nas externas, com a prática descobriremos as sutilezas daquilo que praticamos e a medida que isso vai acontecendo o esforço vai desaparecendo, pois vamos aprendendo a ser naturais na  atividade a qual estamos nos dedicando.


A natação é Tai Chi quando aprendemos a nadar de forma natural, eficiente e sem esforço, quando nos sentimos parte da água e nadamos com a água e não contra a água, quando compreendemos e sentimos que a água faz tudo por nós se nos integrarmos e nos entregarmos a ela, permitindo-nos fluir, deixando que os movimentos aconteçam naturalmente. 


A natação passa a ser meditação em movimento. Há uma sensação de abandono e de consciência ao mesmo tempo.

A Natação é Tai Chi quando a praticamos como um caminho para o crescimento holístico, tendo como objetivo o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual. 


Sua prática passa a ser um processo de autodescoberta que leva a uma consciência plena da unidade corpo-mente.  


Estimula o desenvolvimento pessoal, através de uma maior autoconsciência e da compreensão das próprias dificuldades.


Na prática da Natação Tai Chi, há a necessidade de treinar descontraído e relaxado, deixando a respiração fluir naturalmente. Mas para que isso aconteça é necessário uma prática muito consciente. 


É preciso aprender a ser flexível e sensível na água. Existe uma tomada de consciência exterior e interior ao mesmo tempo. 


A  essência dos movimentos se adquire com a prática de se movimentar relaxado, buscando a forma natural de se nadar. 


No início pode haver um esforço para aprender a nadar, mas pouco a pouco vamos adquirindo leveza, naturalidade nos movimentos e na respiração, e realizamos os nados de forma cada vez mais descontraída, eficiente e prazerosa.


fontes: 

Expansão e Recolhimento: a essência do t'ai chi; Al Chung-liang Huang; São paulo: Summus

https://caminho-natural.org/tai-chi/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ação perfeita